buracos

Você tem Medo de Buracos?

Tripofobia é uma fobia relativamente nova e ainda não foi reconhecida pela medicina, ela é caracterizada pelo medo anormal de buracos. O termo surgiu no ano de 2005 e foi criado a partir das palavras gregas tripo, que significa perfuração, e fobos, que significa medo. Acredita-se que ela seja uma das fobias mais comumente encontrada nos seres humanos.

Sintomas Tripofobia

Alguns dos sintomas provocados pela fobia de buracos são:
  • Náuseas
  • Crises de ansiedade
  • Coceira
  • Nervosismo

Causas

De um modo geral, as fobias são provocadas por experiências traumáticas, porém, acredita-se que a causa da tripofobiaesteja ligada ao instinto primitivo humano. Algumas das criaturas mais mortais do mundo possuem formas geométricas e manchas em suas peles, e talvez essa seja a explicação evolutiva da fobia de buracos. Algumas pessoas podem desenvolver uma repulsa por esses padrões por causa do seu instinto de sobrevivência, como se o cérebro enviasse um alerta de perigo. No passado esse medo servia para nos afastar de animais perigosos e mortais. Assim podemos concluir que a tripofobia não é desenvolvida através de situações traumáticas, como as outras fobias. Porém até os dias de hoje pouco se sabe sobre esse distúrbio que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Tratamento

Assim como todas as fobias desenvolvidas pelos seres humanos, a tripofobia possui tratamentos psicológicos eficazes. Capazes de reduzir os sintomas da fobia de buracos e melhorar significativamente a qualidade de vida do indivíduo afetado. A tripofobia é uma condição que provoca desde um simples desconforto no indivíduo afetado, até sérios ataques de pânico e desmaios. As pessoas que possuem esse distúrbio possuem uma dificuldade extrema de encarar pequenos buracos, rachaduras, círculos ou outras formas geométricas em conjunto.    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading...