Poluição

Veja por que a evolução humana afetou tão profundamente o meio ambiente

Basicamente o meio ambiente pode ser caracterizado como sendo um conjunto de elementos, relações e seres vivos, que interagem entre si através de relações de troca de energia. Nos dias de hoje as questões ambientais e o impacto gerado pelas ações humanas são temas que geram inúmeros debates. A cada dia torna-se mais urgente e imprescindível encontrarmos formas de amenizar os danos provocados na natureza através de exploração humana. O Brasil é um país com uma imensa diversidade de plantas e animais, porém devido a má exploração desses recursos. Os problemas ambientais tornam-se cada vez mais evidentes. Algumas das atividades humanas de maior impacto ambiental são:
  • Mineração
  • Pecuária
  • Agricultura
  • Extração de petróleo e gás
  • Comércio ilegal de espécies selvagens
  • Exploração madeira
  • Contaminação do solo e da agua

Impactos Ambientais

É importante compreendermos que a atividade humana repercute diretamente nos meios físico-biológicos e também socioeconômicos. E os danos provocados por essas atividades são profundamente devastadores. E afetam os recursos naturais e também a saúde dos seres humanos. Para que você possa ter uma ideia do impacto ambiental provocado pela ação humana, vamos analisar a quantidade de lixo produzida diariamente na cidade de São Paulo. O município de São Paulo possui aproximadamente 11 milhões de moradores, que geram todos os dias 15 mil toneladas de lixo. Quando expandimos esses números a uma escala global, notamos o quanto a evolução humana foi prejudicial à natureza.

Poluição

Existem diversos tipos de poluição e elas podem ser classificadas como:
  • Poluição sonora
  • Poluição visual
  • Poluição hídrica
  • Poluição atmosférica
Em relação ao meio ambiente, a poluição atmosférica é uma das mais prejudiciais a natureza, juntamente com a poluição hídrica. A poluição atmosférica basicamente é a emissão de gases poluentes no ar. Atualmente a poluição existente nas grandes cidades é o resultado principalmente da queima de combustíveis fosseis. A grande problemática da situação está na enorme quantia de monóxido de carbono e também dióxido de carbono lançadas diariamente na atmosfera. Apesar do enorme impacto ambiental provocado pela emissão excessiva desses dois gases. Também é importante saber que o carvão mineral e os derivados do petróleo são indispensáveis para os setores industriais. Dessa forma, a redução e utilização correta desses recursos é extremamente complicada. Tendo em vista que essa ação teria um enorme efeito econômico e social. Devemos refletir sobre até que ponto a natureza deve padecer em prol do conforto e egoísmo existente nos seres humanos. Que visando seus próprios benefícios é capaz de destruir tudo ao seu redor, sem medir as consequências dos seus atos.  

One Comments

  1. Pingback: Veja 5 curiosidades incríveis sobre a lua | Gigadicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading...