semana mundial do aleitamento materno

Semana Mundial do Aleitamento Materno

Do dia 01 ao dia 07 de agosto acontece todos os anos a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Além de essencial para a saúde e bem-estar do bebê, a amamentação estreita os laços entre mãe e filho. Até os seis meses de vida, a Associação Brasileira de Pediatria estabelece que o bebê deve ingerir somente o leite materno. O leite materno possui todos os nutrientes que o seu bebê precisa para se desenvolver de forma saudável, além de fornecer os anticorpos essenciais para o sistema imunológico do seu filho. Quando se fala em aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, quer dizer o seu bebê não pode ingerir água, chá, suco, leite de vaca, e qualquer outro tipo de alimento. Salvo nos casos em que existe uma prescrição médica, até completar seis meses o bebê deve ingerir somente o leite materno, e nada mais. É importante enfatizar a questão do aleitamento materno nos primeiros meses de vida do bebê devido aos benefícios que o leite materno traz para a saúde do seu pequeno. Mesmo que a avó, vizinha, tia ou qualquer outra pessoa tente alimentar o bebê com outros alimentos, seja firme e espere o seu filho completar seis meses.

Semana Mundial do Aleitamento Materno

  • Cada criançapossui seus próprios hábitos alimentares, desta maneira o bebê deve mamar sempre que sentir fome, e pelo tempo que ele achar necessário.
  • Não há uma regraem relação ao número de vezes e o tempo ideal para amamentar.
  • Para evitar fissurasnos seios, verifique que a boca do bebê envolva todo o bico do peito.
  • Tome cuidado para que a criançanão fique sem ar enquanto estiver mamando. Delicadamente afaste o nariz do bebê do seu seio com os dedos.
Após o parto é normal sair uma secreção amarelada do seio. Essa secreção é o colostro, ele é rico em anticorpos e age literalmente como uma vacina no organismo do bebê. Em alguns casos podem surgir fissuras nos seios da mulher. Essas rachaduras são bem doloridas e causam alguns incômodos.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading...