folclore-brasileiro.jpg

Conheça Algumas Músicas do Folclore Brasileiro

As músicas do folclore brasileiro nascem do povo e para o povo. As canções folclóricas fazem parte da tradição do país, e são transmitidas de geração em geração. As músicas folclóricas podem estar presentes nas seguintes situações:
  • Cultos Religiosos
  • Ritos de morte
  • Festas e Comemorações
  • Brincadeiras de crianças

Folclore Brasileiro – Cantigas de Roda

As cantigas são imensamente populares entre as crianças, as canções mais tradicionais são:
  • A canoa virou
  • Boi da cara preta
  • Cirandinha
  • Nana nenê
  • Pai Francisco

O Cravo e a Rosa

O cravo brigou com a rosa Debaixo de uma sacada O cravo saiu ferido E a rosa despedaçada O cravo ficou doente E a rosa foi visitar O cravo teve um desmaio E a rosa pôs-se a chorar.

Folclore Brasileiro – Moda

A moda de viola é muito popular no nordeste brasileiro, sendo caracterizada pela habilidade de improvisar de seus interpretes. Com apenas uma viola no braço e muita criatividade, os violeiros mantem vivas as tradições e costumes de nossos antepassados.

 Cantigas de Cego e Cantigas de Trabalho

Outra tradição do Nordeste brasileiro são as cantigas de cego. Também existem algumas canções que motivam o homem para o trabalho. Confira uma cantiga de trabalho interpretada por Marisa Monte.

Lamento da Lavadeira

Sabão, um pedacinho assim... Olha a água, um pinguinho assim... O tanque, um tanquinho assim... A Roupa um tantão assim... Para Lavar a roupa da minha Sinhá (bis) Para Lavar a roupa da minha Sinhá (bis) Quintal, um quintalzinho assim... A corda, uma cordinha assim... o Sol, um solzinho assim... E a Roupa um tantão assim... Para Secar a roupa da minha Sinhá (bis) Para Secar a roupa da minha Sinhá (bis) A sala, uma salinha assim... A mesa, uma mesinha assim... O ferro, um ferrinho assim... E a Roupa um tantão assim... Para Passar a roupa da minha Sinhá (bis) Para Passar a roupa da minha Sinhá (bis) Trabalho, um tantão assim... Cansaço é bastante sim... A Roupa um tantão assim.. Dinheiro, um tiquinho assim.. Para Lavar a roupa da minha Sinhá Para Secar a roupa da minha Sinhá Para Passar a roupa da minha Sinhá (bis) Sabão, um pedacinho assim... Varal, um pedacinho assim... O tanque, um tanquinho assim... E a Roupa um tantão assim... Para Lavar a roupa da minha Sinhá (bis) Para Lavar a roupa da minha Sinhá (bis)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading...