oiás: saiba um pouco mais desta terrinha, berço de grandes nomes do sertanejo

Goiás: saiba um pouco mais desta terrinha, berço de grandes nomes do sertanejo

Terra boa e amplamente identificada com a cultura da música caipira, Goiás revela aos que tem a oportunidade de viver lá ou visitar o local a natureza, beleza e o ambiente sertanejo como poucos outros lugares são capazes.

Cultura e história se confundem quando se fala de Goiás. Celeiro de talentos natos da arte, berço de vários nomes do sertanejo, alguns já consagrados, outros que estão marcando com bravura o cenário musical do Brasil.

Saiba mais sobre Goiás, berço de grandes nomes do sertanejo

Características principais

Tendo o cerrado como solo característico, Goiás chama a atenção pelas nuances climáticas. Sendo assim, o clima seco e frio, úmido e seco, contribuem para a agricultura local, que alimenta boa parte do nosso país.

Chapadas e serras pintam o cenário de várias composições dos cantores e duplas sertanejas oriundos de Goiás, que carregam em si toda a poética do sertanejoem sua vida cotidiana e seus sentimentos bucólicos.

Goiás e seus cantores

Que tal conhecermos e identificarmos alguns dos cantores e duplas sertanejas que nasceram em Goiás e fazem questão de frisar suas origens, seja em canções ou entrevistas? Confira!

Jorge e Mateus

jorge-mateus

Considerados dois dos principais divulgadores e adeptos da tendência do sertanejo universitário, Jorge e Mateus são naturais do estado de Goiás. Nascidos em Itumbiara, os parceiros se tornaram notórios em nível nacional com a canção Pode Chorar, que ganhou disco de ouro em 2007.

Guilherme e Santiago

Guilherme-e-Santiago-@BiruelBlogSU

Formada na década de 1990, a dupla Guilherme e Santiago é mais um exemplo de dupla sertaneja bem sucedida radicada em Goiás. Como é de praxe no início, abriram shows de cantores famosos e também da mesma região, como Chrystian & Ralf, Zezé Di Camargo & Luciano e Leandro & Leonardo, antes de atingirem a fama com os hitsAbre CoraçãoPerdi VocêChovendo Estrelas, entre outros.

Wanessa Camargo

4f6b37e670942

Embora com uma pegada muito mais voltada ao pop do que ao sertanejo, Wanessa Camargo é outra cantora celebridade que levanta a bandeira do estado de Goiás, ganhando diversos prêmios e fazendo interessantes duetos com nomes importantes do cenário musical, como Elba Ramalho. Wanessa é filha do cantor Zezé di Camargo, da dupla Zezé di Camargo e Luciano.

Zezé Di Camargo & Luciano

zeze_di_camargo_luciano_1

De Pirenópolis para o mundo, os irmãos Zezé Di Camargo & Luciano dispensam maiores apresentações. Da safra neo-sertaneja anos 90, a dupla encabeça a lista de grandes nomes da música e cultura local. O grande sucesso da dupla foi a canção É o amor, que se tornou primeiro um hit em Goiás e depois no Brasil inteiro.

Bruno & Marrone

Bruno e Marrone

Formada em 1986, a dupla Bruno & Marrone é motivo de orgulho para Goiás e região. Toda a atmosfera sertaneja e bucólica expressa pela paisagem local é encontrada em singelas canções da dupla. O sucesso é tanto que eles já foram indicados ao Grammy Latino, um dos mais significativos prêmios musicais do mundo.

Leandro & Leonardo

19570

Com toda certeza, Leandro & Leonardo sintetizam em canções o jeito que os sertanejos de Goiás têm de ser. A dupla foi a que melhor refletiu as características e estilo de vida do caboclo goiano. O amor por Goiás é tamanho que a dupla usou a cidade de Goiânia como tema na faixa Rumo à Goiânia.

Você sabia que toda essa galera top veio de Goiás? Conhece outros cantores e duplas da região? Comente e interaja conosco, o espaço é seu! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading...