como escolher o nome da dupla sertaneja

Como escolher o nome da dupla sertaneja?

Quem gosta de um bom som sertanejo já deve saber que nos últimos anos a quantidade de duplas desse estilo musical se multiplicaram. Para quem está começando agora e deseja ter também muito sucesso na carreira musical sertaneja, o primeiro passo – e um dos mais importantes, é escolher um nome para a dupla que seja original e chamativo.

Tem tanta gente cantando sertanejo hoje em dia que já é muito comum confundir os nomes das duplas. Um bom nome pode garantir de cara o espaço na lembrança do público (além de um bom show, é claro). Nomes comuns como Daniel são combinados a outros (Daniel e João Marcelo, Daniel e Frederico) porque algumas duplas tentam pegar carona no sucesso de alguma dupla já existente e bastante famosa (nesse caso João Paulo e Daniel).

O problema de se tentar essa estratégia é que muita gente a usa. Então se o seu nome for Daniel (ou algum outro que possa remeter a duplas famosas), você corre o risco de ficar esquecido no meio da multidão de nomes de duplas sertanejas parecidos.

Procure esquecer a tentativa de se banhar no sucesso dos outros. A dica é ser original. A sonoridade do nome precisa ser boa e ficar na cabeça de quem o escuta. Importante também é lembrar de seu apelo comercial. A partir daí é preciso tratar esse nome como se ele fosse uma marca, ou seja, a presença dele tem de ser trabalhada muito bem para que o nome apareça nos espaços de imprensa e rádios, e principalmente, para quem está começando, nas redes sociais.

Dicas para a escolha do nome sempre passam pela sonoridade. Escolha nomes com sons que se repetem, o que causa agradável efeito nos ouvidos. Por exemplo, se um dos nomes for Roger, o outro pode ser Redson. Roger & Redson. O som do R se repete e tem mais chances de fixar na cabeça do ouvinte.

Afinal de contas, não é por acaso que a Coca-Cola tem esse nome com som repetido, não é? Se um dos nomes escolhidos for Gilvan, o outro poderá talvez ser Gilmar. Gilvan & Gilmar. Não apenas o som do G se repete, mas uma sílaba inteira. Nesse caso, o Gil. O som da sílaba é agradável de se dizer e certamente fixa mais na memória do que alguma combinação aleatória de nomes.

Para quem quer fugir um pouco do óbvio, pode também tentar a estratégia do humor, nomes de duplas sertanejas bem humoradas costumam ser bem vistas pelo público em geral. Mas tente não exagerar para não ficar caricato. Pode brincar com nomes de super heróis, por exemplo. Há uma dupla brasileira de sertanejo que se chama Batman & Robson. Nesse mesmo estilo é possível criar outros nomes engraçados. Não é indicado, no entanto, para quem pretende cantar músicas mais românticas e sérias.

E você, já escolheu o nome da sua dupla sertaneja? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading...