Venda Mais Black Friday – Segmentação de Clientes

A Segmentação de clientes é um dos pontos mais importantes na hora de elaborar seu plano de marketing para a Black Friday.

Entender o seu público alvo e quais são suas necessidades é indispensável para uma boa gestão de vendas.

A segmentação de clientes pode ser realizada a partir das seguintes características:

  • Segmentação Comportamental
  • Segmentação Demográfica
  • Segmentação Social
  • Segmentação Econômica
  • Segmentação Psicológica

Para analisar seu público e suas necessidades você deve ter em mente apenas as segmentações cabíveis em seu ramo de negócio.

Para isso, definir o seu nicho de mercado é de extrema importância, tendo em vista que ela definirá quais características do seu cliente devem ser analisadas.

Quando o seu produto for direcionado para o público correto, sua gestão de vendas funcionará mais precisamente.

E consequentemente o lucro da sua empresa irá aumentar.

Pois você passará a vender seus produtos ou serviços para clientes que realmente estejam interessados.

Alguns dos nichos de mercado são:

  • Crianças
  • Adolescentes
  • Geeks e Nerds
  • Donas de Casa
  • Noivos
  • Amantes de aventura
  • Animais de estimações
  • Empresários

Segmentação de Clientes

Uma das maiores dificuldades encontradas na hora de conhecer e analisar profundamente seus clientes está na abordagem.

Você não deve simplesmente fazer perguntas ao seu público alvo, e sim realizar uma análise complexa de seus desejos e personalidade.

Neste conceito, as personas são muito úteis, pois elas guiarão o seu processo de conhecimento e descoberta de novos clientes em potencial.

No momento de construir sua persona, o mapa de empatia é muito útil:

Resultado de imagem para mapa de empatia

Para preencher seu mapa de empatia, análise as seguintes questões:

I – Compreenção da Persona

II – Informações Demográficos

III – Características

IV – O que meu cliente vê?

V – O que meu cliente escuta?

VI – O que meu cliente pensa e sente?

VII – O que meu cliente fala e faz?

VIII – Quais são as dores do meu cliente?

IX – Quais são as aspirações do meu cliente?

 

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