Venda Mais Black Friday – Reveja Todos os 7 Passos

Confira os 7 passos para vendas especialmente desenvolvido para você aumentar o fluxo de clientes na sua empresa.

Com a Black Friday cada vez mais próxima, é indispensável que você se planeja e esquematize todos os pontos da sua promoção.

Nós te ajudamos a desenvolver um plano de vendas perfeito através dos 7 passos para vendas.

Confira!

1º Passo: O Produto

A escolha certa do produto a ser comercializado é fundamental para o sucesso do seu negócio, e requer uma atenção especial.

Para determinar qual é a melhor estratégia de marketing para a venda do seu produto, analise as seguintes questões:

  1. O produto que vou colocar em promoção é desejado pelo seu potencial cliente?

Este é um ponto crucial no momento de comercializar o seu produto, você deve estar atento se o seu produto supre as necessidades do seu cliente.

Os clientes estão cada vez mais exigentes, por isso seu produto deve ser exatamente aquilo que o seu cliente procura.

O produto certo vendido para o público errado, pode levar a empresa ao declínio.

Por isso esteja sempre atento as necessidades e desejo dos seus clientes.

Nós iremos abordar a segmentação de clientes mais afundo nos próximos artigos.

  1. Qual o diferencial que vou ter do meu concorrente?

Conseguir se sobressair entre os seus clientes é indispensável para o sucesso das vendas.

Tenha em mente que o seu produto deve possuir diferenciais que atraiam a atenção do seu cliente.

Seja através de um atendimento personalizado ou em uma garantia estendida, o ideal é que seu cliente note que sua empresa é a melhor do ramo.

Seu consumidor final deve notar que ele está fazendo a melhor compra ao adquirir seu produto.

Por isso invista na qualidade e transparência na comercialização do seu produto.

  1. Tenho margem de lucro suficiente para não ter prejuízo nessa campanha?

Esta é outra questão importante e corriqueiramente afeta o financeiro de diversas empresas.

Muitas vezes, seguindo a ideia de se destacar entre os concorrentes, os gestores criam campanhas promocionais que no final das contas não trará lucro a empresa.

É importante que você note que uma promoção não é somente uma redução de preço.

Uma promoção ideal traz benefícios ao cliente e também para a empresa.

Falaremos mais profundamente sobre o preço ideal de vendas visando o lucro da empresa nos próximos artigos.

  1. Tenho produtos em estoque suficiente se tiver uma alta procura?

A gestão de estoque é outro ponto crucial para o sucesso de uma promoção.

Ao escolher a estratégia de marketing correta para o seu produto e direcionar sua campanha ao público correto.

A tendência é que sua empresa tenha um aumento significativo nas vendas, e você deve estar preparado para atender a alta procura do consumidor.

Planeje sua campanha de marketing em cima do seu estoque, pois ambos devem andar lado a lado.

Você precisa realizar um rigoroso controle de estoque e estar atento a reposição do mesmo, conforme a procura do cliente.

2º Passo – Segmentação de Clientes

A Segmentação de clientes é um dos pontos mais importantes na hora de elaborar seu plano de marketing para a Black Friday.

Entender o seu público alvo e quais são suas necessidades é indispensável para uma boa gestão de vendas.

A segmentação de clientes pode ser realizada a partir das seguintes características:

  • Segmentação Comportamental
  • Segmentação Demográfica
  • Segmentação Social
  • Segmentação Econômica
  • Segmentação Psicológica

Para analisar seu público e suas necessidades você deve ter em mente apenas as segmentações cabíveis em seu ramo de negócio.

Para isso, definir o seu nicho de mercado é de extrema importância, tendo em vista que ela definirá quais características do seu cliente devem ser analisadas.

Quando o seu produto for direcionado para o público correto, sua gestão de vendas funcionará mais precisamente.

E consequentemente o lucro da sua empresa irá aumentar.

Pois você passará a vender seus produtos ou serviços para clientes que realmente estejam interessados.

Alguns dos nichos de mercado são:

  • Crianças
  • Adolescentes
  • Geeks e Nerds
  • Donas de Casa
  • Noivos
  • Amantes de aventura
  • Animais de estimações
  • Empresários

3º Passo: Atividades

O marketing basicamente é um conjunto de atividades que possuem como objetivo direcionar o fluxo de vendas de produtos e serviços.

O setor de marketing é comumente confundido com o setor de vendas.

Mas embora essas duas funções trabalhem lado a lado, cada uma possui atividades especificas que ao se unirem resultam em bons lucros para a empresa.

Basicamente as atividades do marketing são:

  • Planejamento e estruturação da comunicação da organização
  • Gerenciamento de comunicação
  • Determinar metas e objetivos de comunicação
  • Criar e gerenciar campanhas
  • Definição de estratégias para atrair novos clientes
  • Analisar os resultados obtidos nas campanhas
  • Gerenciamento de redes sociais
  • Estabelecer fornecedores

Atividades do Marketing

Nos dias de hoje o marketing é indispensável para o sucesso de qualquer empresa ou negócio.

O marketing dá visibilidade ao produto ou serviço oferecido pela organização, garantindo a credibilidade da empresa entre os concorrentes.

Um bom produto e uma estratégia de vendas detalhada e com objetivos garante bons lucros para qualquer empreendedor.

A escolha dos profissionais mais qualificados e aptos as rápidas mudanças do mercado e também do comportamento do cliente torna-se o funcionário ideal para a empresa.

O objetivo do marketing sempre será atrair mais clientes e assim gerar um faturamento maior para a organização.

Tendo em vista que todo o negócio gira em torno do cliente, assim suas necessidades devem ser constantemente analisadas.

As mudanças no comportamento do cliente afetam diretamente o produto ou serviço oferecido.

Por isso você deve estar atento para que seu produto esteja sempre dentro dos parâmetros estabelecidos pelos consumidores.

Vender o produto certo para o cliente certo assegura uma boa gestão de vendas e torna a marca mais consolidada no mercado.

4º Passo: Levantamento de Custos

O processo de levantamento de custos é uma atividade que requer atenção redobrada, pois reflete diretamente do financeiro da empresa.

Descobrir o custo exato do produto ou serviço oferecido é indispensável para calcular o preço de venda.

O preço de venda só pode ser calculado quando se sabe exatamente qual foi o custo do produto produzido.

Caso contrário à sua empresa pode correr vários riscos financeiros que podem resultar em diversos problemas para o seu negócio.

É importante ressaltar que você não deve confundir custo com despesas.

Por mais simples que possa parecer é comum encontrar empreendedores que não sabem exatamente qual é o custo do seu principal produto.

E como dito anteriormente, isso pode acarretar problemas financeiros para empresa.

Ou em outras palavras, você pode estar cobrando errado por seu produto ou serviço.

Para conseguir estabelecer qual é o custo real do seu produto você deve somar todos os valores gastos em cada etapa de produção.

Utilize as seguintes fórmulas para realizar o levantamento de custo do seu produto.

  • Cálculo de mão-de-obra:

Custo da Hora = Valor dos Salários + Encargos Sociais

N.º de empregados x 160 horas

  • Custo do Material:

Faça um levantamento de todo o matéria utilizado no processo de fabricação do seu produto.

  • Cálculo do Custo Unitário:

Custo Unitário = custo da mão-de-obra direta + custo do material

  • Custos Fixos:

CF% = (CFM / RBM) x 100,

Os valores são:  CF% = percentual do custo fixo em relação a receita bruta;

CFM = custo fixo médio;

RBM = receita bruta média

  • Custos Variáveis

Cálculo dos impostos e taxas atribuídos a produção do seu produto.

  • Margem de Lucro

Estabeleça qual é a margem de lucro que você quer obter com a venda do seu produto.

  • Taxa de Marcação

TM =                      100              

100 – (CF% + CVV + ML)

  • Preço de venda

PV = CUT x TM

Legenda: CUT =  custo de unitário do serviço e TM = taxa de marcação.

5º Passo: Recursos Chaves

Os recursos chaves são aqueles parceiros que trabalharão empenhados em prol de um mesmo resultado.

Os parceiros chaves vão desde fornecedores e fabricantes, até empresas de segmentos diferentes.

O ideal é que você esquematize toda a sua campanha de marketing e assim possa identificar quais são seus recursos chaves.

O setor financeiro é um ponto essencial no seu plano de marketing.

Analisar os recursos financeiros disponíveis para investir em sua campanha é o ponto de partida do seu planejamento.

O setor financeiro deve estar a parte de todo o custo do seu projeto de marketing, e aprovar os gastos necessários para a execução do mesmo.

Um erro muito comum cometido por diversos empreendedores é a criação de promoções sem avaliar o impacto financeiro que isso terá na empresa.

Uma boa promoção deve aumentar o fluxo de clientes e também o faturamento da empresa.

Por isso analise criteriosamente todos os seus recursos chaves.

Você deve disponibilizar verba para a contratação de novos colaboradores, se necessário.

Investimentos em panfletos e mídias de divulgação, e quaisquer outras forma de divulgação.

Em outras palavras, você deve possuir recursos financeiros para dar visibilidade a sua promoção.

E assim aumentar suas vendas.

6º Passo: Parceiros Chaves

Os parceiros chaves podem ser fornecedores, fabricantes, empresas terceirizadas e outras parcerias que visam contribuir para o sucesso do seu negócio.

Associar a sua marca com organizações com credibilidade e confiança agrega valor ao seu produto.

Além de aumentar a visibilidade do seu negócio.

Entenda melhor qual é a importância dos parceiros chaves para a sua empresa, através da nossa rádio.

Este mês, estamos participando da Black Friday com descontos de 10 a 60% para você divulgar seu negócio.

E assim aumentar seu lucro nesta Black Friday.

Para desenvolvermos com sucesso nossa promoção, o departamento comercial da nossa rádio foi fundamental.

Visando alcançar o sucesso no nosso projeto, nosso departamento comercial se empenhou em cada detalhe.

Atraindo cada vez mais clientes e parceiros para o nosso negócio.

As agências de publicidade também são muito importantes na hora de dar visibilidade ao seu produto.

Elas auxiliam no processo de divulgação da sua organização e aumentam sua gama de clientes.

Pois através das agências de divulgação você pode alcançar novos clientes em potências e conseguir um resultado de vendas ainda melhor.

7º Passo: Canais de Mídia

Não basta ter um bom produto, definir qual o seu público-alvo, ter bons recursos e parceiros se você não der visibilidade ao seu produto.

Isso mesmo, um dos pontos mais importantes na hora de aumentar suas vendas é a divulgação da sua campanha.

Ao analisar os recursos financeiros da sua promoção, assunto que abordamos nos capítulos anteriores.

Você precisa definir qual vai ser a verba disponível para investir nos canais de mídia para a divulgação do seu produto.

Canais de Mídia

Hoje em dia, as redes sociais são grandes aliadas dos empreendedores e aumenta a ligação entre o cliente e a sua empresa.

Alguns dos principais canais de mídia são:

  • Facebook
  • Whatsapp
  • SMS
  • Instagram
  • Twitter
  • E-mail

Você deve definir quais serão as linhas de ação necessárias para atrair visibilidade ao seu produto.

E para isso, é indispensável que você invista nas redes sociais.

A contratação de profissionais qualificados é muito bem-vinda nesta questão.

Você deve estar antenado com as novas tendências da web e desenvolver estratégias para atingir seu público-alvo.

Mantenha as redes sociais da sua empresa sempre atualizada, e com informações sobre suas promoções e produtos.

Para ter um bom desempenho nas vendas nesta Black Friday, você deve estar sempre presente nos canais de mídia.

É aquela famosa frase: Quem não é visto não é lembrado.

No dia da Black Friday, assim como nos dias que antecedem a campanha, divulgue seus descontos e promoções para seus clientes em potencial.

Você precisa de um veículo que atinja o máximo de pessoas possível e a nossa rádio pode te ajudar neste ponto.

A massificação é a chave do sucesso.

Mas não esqueça que seu cliente é visual e você precisa de uma mídia assim.

Antes da black Friday avise seu cliente que você vai participar para ele começar a se programar e procurar seus produtos.

Nossa sugestão para quem tem pouco investimento são comerciais de 15” e flash ao vivo na empresa.

Se você não contratou ainda a mídia de rádio é o momento certo, aproveite o custox benefício é grande.

Como dito anteriormente a chave para lucrar mais nesta Black Friday é dar visibilidade ao seu produto.

O seu cliente está o tempo todo conectado a nossa rádio, e essa é a chance de você alcança-lo.

A oportunidade é agora, a data está chegando e nós queremos te ajudar a bater essa meta de vendas.

Me envie um whatsapp (66) 99722.9367 que vamos te ajudar a montar um plano de divulgação para atingir seu cliente.

 

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading...