suicidio

Série exclusiva Hits Fm – Depressão e Suicídio com Dr. Leandro Denardi

O suicídio é uma questão complexa e delicada que envolve vários fatores, em foco em uma dor emocional profunda e persistente.

É importante compreender que nem todas as pessoas que cometem suicídio possuem um transtorno mental.

Da mesma forma que nem todas as pessoas que possuem uma doença mental tentam suicídio.

Um indivíduo com pensamentos suicidas está envolvido em uma teia de desesperança, tristeza e solidão.

As ideias suicidas não indicam uma falha no caráter nem tampouco é sinônimo de fraqueza.

Todos nós passamos por momentos difíceis em nossas vidas.

Lamentavelmente a solução que algumas pessoas encontram para por um ponto final em uma angústia sufocante é através do suicídio.

Em uma sociedade focada no narcisismo perverso onde as relações humanas estão cada vez mais superficiais o número de suicídios cresce significativamente a cada dia.

A depressão é uma das principais causas do suicídio.

Depressão e Suicídio

Do ponto de vista da medicina e da psicologia, a depressão é uma síndrome ou grupo de sintomas que afetam em especial o campo emocional de um indivíduo. Note que uma doença depressiva não é tão somente uma “fossa”, nem tampouco um desânimo momentâneo, a depressão não é uma condição que pode ser superada com esforço e vontade da pessoa doente, e também não é símbolo de fraqueza. Os depressivos não podem naturalmente se restabelecer-se e melhorar por si só. Aline Garcez:

 

“Do ponto de vista da medicina e da psicologia, a depressão é uma síndrome ou grupo de sintomas que afetam em especial o campo emocional de um indivíduo. Note que uma doença depressiva não é tão somente uma “fossa”, nem tampouco um desânimo momentâneo, a depressão não é uma condição que pode ser superada com esforço e vontade da pessoa doente, e também não é símbolo de fraqueza. Os depressivos não podem naturalmente se restabelecer-se e melhorar por si só.” Aline Garcez

 

 

 

Nem todas as pessoas com depressão apresentam a mesma quantidade e intensidade dos sintomas que será listado a seguir, ou seja, os sintomas podem varias de pessoa para pessoa.  Ansiedade e tristeza duradoura  Pessimismo  Sentimento de culpa e ineficácia  Perda do prazer em atividades antes desejada  Excesso de sono ou insônia  Perda ou ganho de peso  Fadiga e desânimo  Ideias suicidas  Irritabilidade e inquietação  Dificuldades de concentração e memória:

“A depressão é uma doença do corpo todo, e não exclusivamente do pensamento, como alguns crêem. As doenças depressivas e suas consequências frequentemente atrapalham no bem-estar e na felicidade do ambiente familiar. Ela prejudica o humor, o corpo e o pensamento, arruinando a maneira como a pessoa se alimenta, repousa, pensa e especialmente como ela se sente em relação a si mesmo.” Aline Garcez

 

 

Os principais sintomas de depressão são:

  • Tristeza profunda e persistente
  • Fadiga e desanimo
  • Dificuldade na capacidade de concentração
  • Pensamentos suicidas
  • Sentimentos de inutilidade
  • Pessimismo extremo
  • Perda ou ganho de peso
  • Irritabilidade recorrente

A depressão não é uma tristeza momentânea e passageira, ela é uma condição médica e abrange sintomas emocionais, físicos e mentais.

Acompanhe na Hits Fm uma série exclusiva sobre Depressão e Suicídio com o Dr. Leandro Denardi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading...