alimentação saudavel no trabalho

Saiba como manter uma alimentação saudável no trabalho

16988851

Na correria do dia a dia, manter uma alimentação saudável no escritório é um verdadeiro desafio. Muitas vezes, em nome de mais produtividade no trabalho, até mesmo refeições importantes como o café da manhã ou o almoço ficam para depois ou são negligenciadas. Mas esse comportamento pode trazer o efeito oposto, gerando menor disposição para as atividades e atrapalhando o desempenho profissional. Sem contar, é claro, os prejuízos para a saúde.

O ideal, segundo a nutricionista e coordenadora do curso de nutrição do UniRitter Jacqueline Schaurich dos Santos, é fazer seis refeições ao longo do dia, alimentando-se a cada três horas. Comer em intervalos curtos de tempo é uma forma de evitar um consumo muito grande de alimentos e, consequentemente, o ganho de peso.

— Quando pulamos uma refeição, nosso organismo pode interpretar que faltarão energia e nutrientes (carboidratos, proteína, gordura, vitaminas e minerais), essenciais para seu bom funcionamento. Essa mensagem fará com que ele gaste menos calorias ao longo do dia — diz Jacqueline.

Para ajudar você a manter uma alimentação saudável mesmo naqueles dias corridos de trabalho, Jacqueline e a também nutricionista Alice Müller dão algumas dicas. Confira:

Lanches para guardar na gaveta
 
Para os lanches rápidos no meio da manhã e da tarde, aposte em alimentos práticos e que não estragam facilmente, como castanha-do-pará, nozes, amêndoas, semente de girassol, barras de cereais naturais, biscoitos integrais e frutas secas como ameixa, damasco, maçã e banana.

Biscoitos integrais também são boas opções, mas é preciso ficar atento ao rótulo antes de comprar: prefira aqueles que sejam preparados somente ou principalmente com farinhas e grãos integrais. A quantidade de fibras é um indicativo: quanto mais tiver, mais integral será o alimento. Eles também devem ser isentos de gorduras trans e com a menor quantidade possível de gordura saturada. Uma boa forma de saber se o biscoito é saudável é prestar atenção na quantidade de aditivos descritos no rótulo, buscando aqueles com ingredientes que você conhece.

Alimentos para ter na geladeira
 Se no seu escritório existe um espaço para refrigerar os alimentos, as opções de lanches aumentam. Sanduíches naturais, salada de frutas, frutas já picadas e iogurte são ótimas alternativas. Use uma bolsa térmica para transportá-los até o trabalho.

Opções para manter a hidratação
 Se você não quer beber somente água ao longo do dia, as opções mais saudáveis são a água de coco, os sucos sem açúcar e os chás. Preparar um suco de frutas em casa, batido com bastante gelo e armazenado em uma garrafa térmica, também pode ser uma alternativa.

Sugestões para levar de casa 
 Para quem opta por trazer o almoço de casa, é importante armazenar os alimentos em potes bem higienizados e com tampa. Use uma bolsa térmica para transportar a comida de casa até o trabalho e, ao chegar, mantenha sob refrigeração. Dê preferência aos potes de vidro, principalmente se você for usá-los para aquecer a refeição.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading...