Quem é Dudu Borges? Conheça o maior produtor sertanejo

Quem é Dudu Borges? Conheça o maior produtor sertanejo

Músico, empresário, compositor, arranjador e produtor musical brasileiro, Eduardo Borges de Souza, o Dudu Borges.

O início da carreira ocorreu em 1997, em Campo Grande (MS), no estúdio do primo. Dudu produzia e arranjava jingles publicitários e músicas gospel.

A mudança para São Paulo ocorreu aos 17 anos, em busca de estudar sobre música. Não demorou muito (nem uma semana) já estava contratado para uma gravadora gospel.

Dudu se estabeleceu no mercado da música Gospel, mas a carreira só decolou mesmo quando partiu para o sertanejo.

Primeiros passos de Dudu Borges na música Sertaneja

O primeiro DVD produzido por Dudu Borges foi “Ao Vivo em Campo Grande”, do Grupo Tradição, em 2005. Um dos arranjos desse projeto foi um dos pontos inicias da “nova fase”. “Campeão de Bilheteria”, produção de Dudu, foi considerada a primeira música do Grupo a tocar nas rádios do país.

No ano seguinte, foi a vez de “Bruno e Marrone”. Algumas das músicas do DVD “Ao Vivo em Goiânia” são produção de Eduardo. Entre elas, “Não Posso Ter Medo de Amar”, a música escolhida para ser trabalhada da dupla naquele ano.

A parceria com a dupla João Bosco e Vinícius iniciou em 2006, com o arranjo da música “Se Não Dá Pra Continuar” e, em 2009, Dudu produziu o CD “Curtição”, que trazia o hit “Chora, Me Liga”.

A partir desse álbum Dudu Borges se consolidou no mercado da música sertaneja. “Curtição” é considerado um dos discos responsáveis pela mudança que ocorreu na música sertaneja.

Dudu Borges para o Mundo

Michel Teló deixou o Grupo Tradição em 2009. E então eis que surge um dos mais importantes trabalhos de Dudu. Ao lado de Teló, foram inúmeros sucessos emplacados, como “Ei, Psiu! Beijo Me Liga”, “Fugidinha”, “Humilde Residência” e por fim o mega hit “Ai Se Eu Te Pego”.

Ai Se eu Te Pego foi sucesso mundial, sendo lançado em mais de países, inclusive com uma versão em inglês.

Studio Vip

Um dos maiores e mais modernos estúdios do Brasil, em equipamento e conceito. Foi inaugurado em 2009 e apenas projetos próprios são produzidos nele.

O Studio ganhou ainda um programa no Canal Bis, com seu nome, em que mostra dos bastidores de algumas produções.

Luan Santana e Dudu Borges

Outros artistas produzidos por Dudu Borges

Jorge e Mateus – Aí Já Era (2010) é um dos álbum mais importantes dessa nova fase do sertanejo.

Luan Santana; Fernando & Sorocaba; Cristiano Araújo; Lucas Lucco; Jorge Ben Jor; Fábio Jr.; Oba Oba Samba House; Aviões do Forró; Belo; Fiuk.

Com todo esse sucesso no Brasil, vieram os convites pra começar a arranjar e produzir faixas de artistas internacionais, como: Dulce Maria, Ricky Martin, Maná, Carlos Vives, dentre outros.

Prêmios de Dudu Borges

2011, veio o primeiro prêmio internacional: o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja com o disco homônimo de João Bosco & Vinícius.

Na 14ª edição do Grammy Latino, que ocorreu em novembro de 2013, Dudu marcou presença recebendo quatro das cinco indicações na categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja” e esteve presente também em uma das categorias principais da premiação: Melhor Álbum do Ano, com o trabalho do cantor colombiano Carlos Vives, “Corazón Profundo”.

Entre as mais tocadas

AS produções de Dudu sempre estão entre as 5 músicas mais executadas nas rádios no Brasil.

Há cinco anos consecutivos, o topo do ranking geral das músicas mais executadas nas rádios no país (considerando todos os gêneros musicais e também as músicas internacionais), trazem as músicas produzidas por Dudu Borges.

Músicas Mais Executadas no Brasil Ano a Ano
(Fonte: Crowley)

2009 – “Chora Me Liga” (João Bosco & Vinícius)

2010 – “Amo Noite e Dia” (Jorge & Mateus) e em segundo lugar, “Fugidinha” (Michel Teló)

2011 – “Ai Se Eu Te Pego” (sucesso mundial, lançada em mais de 40 países)

2012 – “Humilde Residência” (Michel Teló)

2013 – “Vidro Fumê” (Bruno & Marrone) e em segundo lugar “Te Esperando” (Luan Santana)

2014 – “Cê Topa” (Luan Santana) em segundo lugar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading...