musicas para fazer sucesso

Qual é a fórmula para compor uma música sertaneja de sucesso?

Que a música sertaneja faz grande sucesso em todo o país não é segredo. Que o gênero sofreu mudanças com a chegada do sertanejo universitário também não. Mas o que faz com que esse estilo musical faça tanto sucesso? Hoje, uma das principais fontes de diversão dos jovens nos finais de semana são as baladas sertanejas. Em grandes cidades ou no interior, é difícil encontrar quem não curta o estilo e não frequente essas festas. Para entender melhor esse universo e o segredo do sucesso, analisamos a estrutura de boa parte das músicas do estilo. Confira!

Qual é a fórmula da música sertaneja de sucesso?

Utilização de rimas

Insipensável na grande maioria dos estilos musicais, a rima é o centro da música sertaneja. Antes mesmo do surgimento do sertanejo universitário, a rima já era padrão neste gênero musical. Mas por que é ela tão importante? É a rima que que enfatiza as principais palavras da música. Sendo assim, procure rimas para as palavras que você quer destacar ao compor uma canção.

Estrutura simples

Outro fatos que precisa ser pensado é a estrutura da música. A música sertaneja, especialmente o sertanejo universitário, é feita para divertir, animar, contagiar e empolgar. Para tanto, é preciso ter uma estrutura pensada de forma a não tornar difícil acompanhar a letra. Junto com a rima, ela dita a música e quanto mais fácil a memorização, maior será o sucesso. Um dos grande sucessos do sertanejo universitário é a música Ai Se Eu Te Pego, do cantor Michel Teló. Além das rimas, a música é de fácil memorização, animada e faz todo mundo querer dançar!

Refrão pegajoso

O refrão é sempre o ponto alto de qualquer canção. No sertanejo não é diferente. Uma dica é repetir mais de uma vez o refrão, especialmente no final da música. É ele que vai ser mais facilmente memorizado, por isso também aproveite para colocar no refrão o que há de mais especial em sua composição. Também interessante criar estrofes de no máximo quatro versos, pois essa é uma forma de auxiliar na memorização do refrão.

Temáticas felizes

Como já comentamos, a música sertaneja universitária está presente nas grandes baladas de todas as cidades. O que levou o estilo a fazer tanto sucesso foi a sua espontaneidade, as letras simples e a melodia animada. Por isso, é importante ficar de olho no tema, que normalmente acaba envolvendo a alegria de curtir o fim de semana e de conhecer pessoas novas. Outro tema recorrente é a superação: a tristeza, neste estilo, não tem espaço, pois o tempo é curto demais para lamentações. O gênero universitário preza pela festa, pela diversão com amigos e pelos momentos de alegria e desconcentração, de esquecimento de problemas.

Essas são algumas dicas básicas. Para facilitar, também é indicado pedir auxílio a um profissional da área. Ele saberá como é o mercado da sua região e poderá ajudar quem está iniciando esse caminho. Preparado para iniciar a jornada de músico de sertanejo universitário?

12 Comments

  1. A música sertaneja e sa melhor.

    1. Obrigado pelo seu comentário.
      Compartilhe o post com seus amigos.

      Abraços

  2. eu quero ser um cantor mais nao tenho como pagar uma protutora

    1. Amigo, obrigado pelo seu comentário. Hoje com os Smartphones é muito prático para você gravar vídeos.

      Faça um vídeo, poste nas suas redes sociais e peça para seus amigos compartilharem, é uma ótima opção para quem não tem dinheiro para contratar uma produtora.

      Espero ter ajudado.

      Um grande abraço.

  3. Reply Post By alef de jesus

    eu n sou desafinado,observei varias letras varias cançoes ,e comecei a estudar como compor ,e cantar ,you tube ajuda bastante mais eu vou seguir em frente pq se um sonho for preso agente tbm tem q acha lo livre para deixar si mesmo feliz ,e outras pessoas,e contar com a ajuda de deus para o inpossivel e o possivel eu mesmo fazer ,entao e isso ,

    1. Sucesso nessa trajetória. Abraços

  4. Eu quero ser um cantor igual ao cristiano araújo mais eu tenho medo de palco

  5. Reply Post By Nataly Priscilas

    Quando vejo cantores de sertanejo cantando penso que é bem fácio,tipo subir em um palco e começar soltar a voz mas quando vejo tutoriais sobre isso fico completamente confusa.

  6. Reply Post By Bia Oliveira

    Muito boas as dicas!

  7. Reply Post By Wilton Silva

    Eu kero ser cantor famoso

  8. Reply Post By Duda Mandú

    AOOOO! Componho muitas musicas e também canto! Em breve se Deus quiser vou estar nas radios do Brasil e na boca do povo!
    Muito boa as dicas.

  9. Reply Post By Edson ferreira

    Como e onde eu posso esta registrando minhas musicas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading...