primeiros-socorros.jpg

Primeiros Socorros – Picada de Serpente

Em todo o território brasileiro existe uma grande diversidade de serpentes venenosas. Sendo que as jararacas e cascáveis são as responsáveis pela maior parte dos ataques.

Embora os venenos atuem em todas as regiões do corpo, as regiões mais afetadas são o sistema nervoso, aparelho circulatório, rins e sangue.

A identificação da serpente é de extrema importância diante de um indivíduo picado por uma serpente.

O tratamento do indivíduo picado por uma serpente venenosa deve ser realizado o mais breve possível, pois a absorção das substancias tóxicas ocorrem rapidamente. A neutralização do veneno é feita por soros típicos, por serem as únicas substancias eficientes contra os venenos.

Primeiros Socorros

Porém, enquanto o indivíduo não for tratado com soro antiofídicos apropriado, devem-se seguir alguns procedimentos, para tentar reduzir a absorção do veneno.

  • O indivíduo deve permanecer em repouso, evitando andar ou correr;
  • Elevar o membro afetado;
  • Fazer sucção bucal ou por meio de ventosa no local da ferida, extraindo desta maneira o máximo de veneno. Como proteção para a realização da sucção bucal pode-se utilizar um plástico, tomando sempre muito cuidado para não ingerir o veneno;
  • Aplicar gelo;
  • Não oferecer nenhum tipo de bebida alcoólica ao indivíduo picado;
  • Encaminhar o acidentado o mais breve possível ao posto médico mais próximo, para que o mesmo possa receber tratamento apropriado. Se possível, levar a serpente causadora do acidente, com ou sem vida.

Porém, antes de matar a cobra causadora do incidente, lembre-se da quantia de animais que o homem induziu a extinção, preserve a vida dos animais. Lembrando que é através do veneno da cobra que produzimos o soro utilizado no tratamento.

loading...