O caminho do sucesso para o cantor de sertanejo

O caminho do sucesso para o cantor de sertanejo

O sertanejo é o gênero musical que mais faz sucesso no Brasil até os dias de hoje. Surgiu como um movimento rural, onde as canções falavam de situações do cotidiano: tristezas, alegrias, lutas. A partir dos anos 1990, com a entrada de diversos jovens nas universidades, o sertanejo também se modificou e nasceu o sertanejo universitário: ritmo que conquistou o país a ponto de ganhar mais destaque que a música raiz.

Por ter uma história sólida e ser amada em todo o país, muitos são sonham em alcançar sucesso no ramo musical, especialmente através da música sertaneja. Para trilhar esse caminho, é necessário levar em conta dicas importantes dadas por músicos hoje consagrados. Abaixo, três fatores indispensáveis para quem deseja se tornar um músico de sucesso. Confira:

© Copyright 2010 CorbisCorporation

Talento

Definir talento é uma tarefa difícil, porém todo músico que deseja alcançar o sucesso precisa, em primeiro lugar, fazer uma análise e ver se possui os atributos exigidos pelo mercado para seguir nesse ramo. Se tratando de cantor sertanejo, o primeiro fator a se observar é a voz.

Não basta ter um longo alcance vocal, é necessário treinar, fazer aulas, buscar o aperfeiçoamento constante. Outro ponto que deve ser observado é o instrumento. Um músico completo, além de cantar, precisa saber tocar. No caso do sertanejo, os principais instrumentos são a sanfona e o violão. Outro fato, que não deve ser esquecido, é a aparência. Não só a maneira de se vestir, mas também de se portar, influenciam na hora de chamar a atenção do público.

Referências

O estilo é sertanejo, mas o músico, para ser completo, precisa ter um vasto conhecimento musical. Por isso, ter boas referências é indispensável. Além de conhecer tudo sobre o gênero e ter como espelho os grandes nomes da música sertaneja, é importante buscar apoio nos demais estilos. O aperfeiçoamento vem com o conhecimento. O músico precisa respirar música, no geral. Quanto mais amplo o campo de estudo, melhor será o desempenho do artista.

© Copyright 2010 CorbisCorporation

Mercado

Como já falamos, o sertanejo é o estilo mais escutado no Brasil. Inúmeros artistas se aventuram por esse caminho, mas muitos não alcançam o sucesso e muitas vezes não é por falta de talento ou de empenho, mas por não conhecer o mercado. Após constatar que possui o talento, ter boas referências e praticar constantemente, o futuro artista precisa investir em divulgação.

Muitos são os que começam tocando em bares, restaurantes e pequenas casas de shows. Com isso conseguem fazer bons contatos ao mesmo tempo que ganham reconhecimento e fãs. Também é importante utilizar a tecnologia que hoje está bastante disponível, investir em vídeos, por exemplo, é um bom caminho para o conhecimento. E, para finalizar, é indispensável investir em composições próprias, sempre tomando o devido cuidado de registrar as mesmas para não correr o risco de que outros se utilizem de forma indevida do material produzido por você.

Além dessas dicas, que outras você acha indispensáveis para um cantor sertanejo fazer sucesso? Comente abaixo!

5 Comments

  1. Thank you , we are happy to know that you liked our post

  2. Oi Eu sou a Hellen meu sonho e ser cartora eu moro em Fiquera tenho 13 ano eu que se por que eu gosto

  3. avenida castelo branco 1950

  4. Meu nome é weder lucas.tenhho 26 anos ,meu sonho é ser cantor sertanejo.quero ajuda de vcs da hits FM.pois eu tento de tudo pra ser mais é muito difícil,pois eu nunca desisti mesmo com tudo isso eu corro atrás do meu sonho q é ser um cantor.

    1. Olá Weder, envie uma amostra do seu trabalho para a nossa equipe. gelson@fmhits.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading...