Música clássica e Rock ajudam a estudar

Música clássica e Rock ajudam a estudar

As técnicas mais comuns para estudar estão ligadas a silêncio, leitura, repetições, sublinhados, resumos, exercícios práticos e fichas. Mas as músicas não se encaixam muito nos métodos tradicionais. A novidade é que existem várias pesquisas que ligam a linguagem musical às emoções que aumentam a capacidade de memorização e aprendizagem de conteúdos.

As informações foram publicadas no El País e revelam um estudo, publicado na revista Learning and Individual Differences, que provou que os alunos que assistiram uma aula de uma hora com música clássica ao fundo obtiveram notas melhores nas provas do que os alunos que tiveram a mesmo aula mas sem música de fundo.

O explicação para o resultado está ligada a capacidade que a música tem de fortalecer o ânimo, que deixa o ser humano mais receptivo à informação.

A especialista em musicologia, Antonia de la Torre, afirma que “não existe uma música mágica ara estudar e concentrar-se” e que “a canção ou melodia deve ter um vínculo com a pessoa, com a sua história, uma vez que o cérebro faz associações”, mas há resultados melhores com rock, jazz e música clássica.

Mas, como os especialistas destacam “o importante é que a música seja eleita pela pessoa que vai aprender os conteúdos novos”, uma vez que assim poderá escolher músicas com as quais tem uma ligação emocional, que o cérebro irá associar à informação nova.

Related Post

One Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading...