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Melhor maneira de executar os exercícios

Olá Fitners, hoje vamos falar sobre a melhor maneira de executar os exercícios. Rápido ou devagar?

Os treinos de musculação tem a finalidade de causar a hipertrofia, e para isso devem ser realizados da forma correta, para assim atingir esse objetivo e não correr risco de lesões ou problemas de articulação.

A musculação foca totalmente ao redor do músculo: seja tentando encontrar a melhor forma de cansa-lo, a melhor alimentação para abastecê-lo ou ainda o descanso para o desenvolvimento, crescimento e força. Para que este “ciclo” seja eficaz, é necessário procurar constantemente a melhor maneira de preencher esses requisitos.

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O exercício pode ser dividido em duas etapas: a fase concêntrica e a fase excêntrica.

Vamos conhecer elas:

Fase concêntrica

Cria um encurtamento do músculo durante a atividade, ganhando tensão. Um exemplo dessa fase é durante o agachamento. Ao subirmos com o peso, estamos realizando a fase concêntrica, contraindo bem os músculos.

Fase excêntrica

Nessa fase, alongam-se os músculos, os quais, também, irão ganhar tensão. (seguramos o peso com o músculo) no agachamento ela é realizada na hora que descemos, sentindo os músculos se estirarem.

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A diferença entre elas é o que o músculo está realizando. Na fase concêntrica o músculo está se contraindo, enquanto que na excêntrica, ele está se alongando.

Tempo e velocidade de execução do exercício:

A maioria acaba realizando de forma explosiva, querendo terminar logo, por ser difícil ou incômodo devido os pesos. Dessa forma não tiram total aproveitamento do exercício, já que a velocidade poderia acelerar o processo de crescimento muscular.

A maneira ideal de realizar o exercício é de forma controlada.

A fase concêntrica, onde contraímos bem os músculos, geralmente é realizada de forma mais rápida, entre 1 e 2segundos, já a fase excêntrica, um pouco mais devagar, com 2 ou 3segundos.

Realizando a excêntrica, ou seja, o alongamento dos músculos de maneira mais lenta, aumenta o estiramento das fibras, causando microlesões nas microfibras do músculo, o que é primordial para aumentar a musculatura, afinal o corpo irá repor as células lesionadas, aumentando a superfície do tecido.

concêntrica: CONCENTRAR

excêntrica: ALONGAR

excêntrica-concêntrica

Conclusão:

Quanto maior a velocidade, menor é a tensão muscular, ou seja você sente menos o músculo. Reduzir a velocidade das repetições faz com que você acabe aumentando tensão muscular. O desenvolvimento de massa muscular é uma questão de tensão muscular elevada. Ou seja, quanto maior a tensão, mais você cresce.

Repetições mais rápidas permitem que você use mais peso, porém a tensão muscular será menor.

Então a partir de agora quero ver todas vocês realizando exercícios D-E-V-A-G-A-R !!!

Procure sempre um profissional da área para lhe orientar, ele irá encontrar a melhor formar de você desempenhar as atividades, pensando, principalmente, nos seus objetivos a longo prazo.

Beijos, Samily Umburanas.

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Instagram: @samilyumburanas e @projetobarriga_zero

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