Conheça os benefícios da música para as crianças

Conheça os benefícios da música para as crianças

Não é de hoje que os benefícios da música são conhecidos e reconhecidos. Diversos estudos se aprofundam nas influências dela em diversos campos. No que diz respeito às crianças, existem vários que já podem ser aproveitados em sua totalidade. Então, montamos uma lista com algumas curiosidades sobre os efeitos das músicas nas crianças.
1.    Aulas de Canto e teclado, comprovadamente, aumentam a inteligência dos pequenos. Durante um experimento, o psicólogo Glenn Schellenberg, da Universidade de Toronto, no Canadá, avaliou o QI de crianças de 6 anos antes e depois de aulas de música. O resultado impressiona: a média dos alunos de teclado saltou de 102,6 para 108,7, enquanto o índice dos que fizeram lições de canto subiu de 103,8 para 111,4. A conclusão do profissional nos dá uma boa noção de como usar isso no dia a dia.
“As aulas de música talvez sejam mais estimulantes para o intelecto do que outros aprendizados porque são extremamente agradáveis”.

2.    Durante a gravidez a música traz tranquilidade para a mãe e para o bebê, introduzindo-o na sensibilização aos sons, desde muito cedo.

3.    Nada como uma boa música para fazer as crianças aprenderem a conviver com as outras. Em contato com a música, os pequenos aprendem a estar com as outras crianças e estabelecem um meio de se comunicar muito mais harmonioso. E quando aprendem a tocar um instrumento aprendem a ficar sozinhas, sem se sentir solitária ou carente de atenção.

4.    O benefício na fala é um dos mais utilizados. Aquelas musiquinhas infantis (o “roda-roda”, “o sapo não lava o pé” e outras) não são à toa… As sílabas são rimadas e repetitivas, isso faz com que a criança entenda o significado das palavras através dos gestos que se fazem ao cantar. Portanto, a criança é alfabetizada mais rápido.

5.    Se a criança tem problemas de concentração, a música pode ser a solução. Ela é capaz de prender a atenção dos pequenos e introduzi-la desde cedo em algum instrumento pode fazer toda diferença.

6.    Música é pura matemática! Crianças que a estudam desenvolvem maior capacidade de aprendizado nessa matéria.

7.    Dançar ou tocar instrumentos influência diretamente na coordenação motora das crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading...