5 Motivos Para Você Aprender a Tocar Violão

Acredita-se que o violão tenha sido inventado na antiga Babilônia, a cerca de dois mil anos antes de Cristo.

Existem registros históricos de placas feitas a partir de barro com desenhos de pessoas seminuas, tocando um instrumento musical muito semelhante a um violão.

O violão é o mais célebre instrumento musical do grupo das cordas, e acompanha continuamente o progresso musical e também a evolução do homem.

Aprender a tocar violão

Aprender a tocar violão é sem dúvidas uma excelente terapia para mente e para o corpo, além de proporcionar uma notável sensação de bem-estar.

Atualmente a musicoterapia tem ganhado cada vez mais adeptos.

Inúmeras são as vantagens deste tratamento, dando ênfase no desenvolvimento e apuração das relações humanas, tecendo uma ligação entre os alunos, além de desenvolver a sensibilidade musical.

Veja abaixo um breve depoimento a respeito dos benefícios provocados pela musicoterapia.

“A realidade da vida dos pacientes em hemodiálise é permeada de alterações físicas que impõem limitações ao cotidiano e exige adaptações21.

A hemodiálise causa muito sofrimento, tornando o paciente frágil e debilitado emocionalmente.

Esses pacientes necessitam permanecer de 3 a 4 horas ligados a uma máquina, e essas horas muitas vezes são percebidas como intermináveis22.

A contagem do tempo é regressiva até o tão esperado momento de serem desligados dos referidos maquinários.

Com a música, esta angústia em relação à espera pelo final da sessão se torna menor, pois o foco de atenção no tempo é desviado, como fica evidenciado na categoria alteração positiva da percepção do tempo de hemodiálise:

Nossa, nem vi a hora passar. (E1) Passam as horas e a gente nem vê o tempo […] (E10) Gostei muito, passou a hora rapidinho. (E15) A gente passa horas felizes, muito felizes, bom demais. (E16)

Trouxe muita alegria para nós que estamos aqui durante 4 horas. (E23).

A música tem a capacidade de influir nos sentimentos, nas emoções e nas sensações23 .

O que justifica a sua inserção nas sessões de hemodiálise, tornando-as emocionalmente menos agressivas e colaborando para a melhora da qualidade de vida desses pacientes.”

Aprender a tocar violão

Confira na Hits Fm 5 Motivos Para Você Aprender a Tocar Violão

  1. Sociabilidade

Aprender a tocar violão irá gerar a oportunidade de você expandir seu círculo de amigos através de diversos eventos. Você estará aprendendo algo novo enquanto estabelece novas conexões, apurando desta maneira suas habilidades em relações sociais.

2.Desenvolvimento Intelectual

O violão produz um efeito terapêutico para o cérebro, porque gera o aperfeiçoamento de algumas habilidades do ser humano, sendo elas: melhora significativa na capacidade de leitura, concentração e memorização.

3.Diminui os índices de estresse

Aprender a tocar violão irá lhe promover inúmeros benefícios, pois produz uma extrema sensação de calmaria e relaxamento, diminuindo desta maneira os índices de estresse.

4.Melhora Escolar

Especialistas apontam que a prática musical possui um grande impacto no desempenho escolar da criança. 

Segundo os mesmos alunos que tocam algum instrumento musical possuem notas mais altas, devido ao desenvolvimento das habilidades humanas citadas anteriormente.

5.Manter-se Jovem

A música promove a interação entre os mais variados tipos de pessoas.

Além de proporcionar o relacionamento entre pessoas de diversas idades, sendo ótimo para elevar os níveis de autoestima e confiança.

 

banner Ebook cura pela música

loading...