Ouça as músicas do novo DVD de Victor e Leo

4 músicas que falam sobre a vida no sertão

Quando se fala em música sertaneja, a imagem que logo nos vem à mente é do sertão, berço do estilo. Porém, grande parte das músicas sertanejas falam de amores ou festas. As que falam especificamente do sertão são poucas, se comparadas a outros temas, mas são verdadeiramente poéticas e valem a pena. Vamos conhecer algumas delas?

4 músicas que falam sobre a vida no sertão

1- Saudade Minha Terra, Belmonte e Amaraí

Capa Net

De todas as músicas que falam do sertão, uma se destaca e atravessa gerações. Saudade da Minha Terra, composta por Goiá e gravada por várias duplas e cantores – sendo a versão mais conhecida na voz de Belmonte e Amaraí -, é a história de alguém que trocou o sertão pela cidade grande e agora quer voltar. A parte onde se fala “adeus paulistinha do meu coração, lá pro meu sertão eu quero voltar” mostra que até mesmo um grande amor perde um pouco a importância diante da vida no interior.

2- Assim é meu sertão, Sergio Reis

image-5589

Nome de peso na música sertaneja, Sergio Reis também deu sua contribuição ao tema quando gravou Assim é meu sertão. Ele coloca muito sentimento na canção ao falar das peculiaridades da vida sertaneja.

Nessa música também se fala do amor sertanejo, em especial no trecho “Quem não conhece um violeiro apaixonado. Uma viola, uma saudade, uma canção. Assim é que é o meu sertão”.

3- Sertão do Laranjinha, Tonico e Tinoco

Tonico e Tinoco se apresentavam no rádio

A dupla coração do Brasil, reis da moda de viola e percursores da música sertaneja, Tonico e Tinoco, também homenagearam o sertão em uma canção clássica, o Sertão do Laranjinha. Como acontecia nas músicas da época, a moda conta um história. “No sertão do Laranjinha, escute o que eu vô dizê, foi um causo verdadeiro, que eu vou contá pra você. O Sr. Francisco Neve tinha muito bom vivê. Levô cachorrada e arma que podia lhe valê. E o sertão do Laranjinha, lá foi ele conhecê”.

4- Deus e Eu no Sertão, Victor e Léo

Victor e Leo admitem que dupla pode ter fim

No sertanejo universitário, a música Deus e Eu no Sertão, da dupla Victor e Léo é a que melhor aborda esse tema. Já de início, a canção fala da poesia em se morar no sertão: “Nunca vi ninguém viver tão feliz como eu no sertão”. Por ser cantada em tom suave, a música é uma das mais gostosas de ouvir em se tratando da nova geração de ouvintes que curtem o sertanejo universitário. Apesar de nova, também não deixa de encantar também os mais tradicionais.

O sertanejo, embora morando nas cidades, sempre será lembrado nas canções e também lembrará de sua origem por meio de sucessos como os mostrados aqui. O sertão não está somente nas músicas, mas também no coração de grande parte dos brasileiros!

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading...